Você está começando no mercado digital como afiliado ou afiliada , mas ainda não conquistou a primeira venda?
O mercado digital é bastante competitivo e ficar no zero a zero, sem fazer nenhuma venda, pode ser bastante desanimador.
Principalmente para quem está começando e ainda não possui uma grande audiência online, se destacar na web e começar a vender é um dos grandes desafios.
Continue lendo este post e confira algumas dicas que separamos para que você possa fazer a sua primeira venda como Afiliado!
1. Defina um nicho de mercado com o qual se identifica
O primeiro passo para fazer a primeira venda como Afiliado ou Afiliada é escolher um nicho de mercado com o qual você se identifica e domina.
Um nicho de mercado é um segmento específico do público, composto por pessoas com interesses e particularidades próprias.
Se você gosta de moda, por exemplo, faz muito mais sentido apostar na divulgação de produtos relacionados a esse universo, como cursos online de corte e costura, por exemplo.
Quando você escolhe um nicho alinhado com os seus interesses, fica mais fácil produzir conteúdos de qualidade para a sua audiência e construir uma imagem de autoridade no assunto.
Sem contar que a satisfação com o trabalho e as suas chances de conquistar a primeira venda serão maiores.
2. Conheça a fundo o seu público-alvo
O trabalho de um Afiliado é servir de ponte entre o produto ou serviço e o consumidor, unindo as duas pontas do processo de vendas.
Ou seja, é muito importante que esse profissional conheça a fundo o público para se comunicar melhor com ele.
E uma das maneiras mais eficazes de conhecer a sua audiência é definindo uma persona
A persona funciona como uma representação do consumidor ideal de um produto ou serviço. Funciona como um personagem, com rosto, nome, profissão, interesses, comportamento e necessidades.
Essas informações ajudam a entender quais as principais dúvidas e problemas que os seus clientes estão enfrentando.
Com isso em mente, você consegue oferecer as soluções que eles precisam na hora certa, aumentando a chance de vender.
3. Escolha um bom produto para vender
A escolha do produto digital ao qual se afiliar talvez seja o aspecto mais importante para o sucesso ou fracasso do seu negócio em um programa de afiliado
Como explicamos, o ideal é trabalhar com um produto que seja relacionado ao nicho com o qual você trabalha e tem conhecimento, mesmo que seja pequeno.
Isso fará com que você apresente um material mais alinhado aos interesses de possíveis compradores, ampliando, assim, as chances de conquistar a sua primeira venda.
Mas o que você precisa considerar na hora de escolher o melhor produto para se afiliar?
A página de vendas.
É nela que você encontra as informações mais relevantes sobre o curso online ou produto digital. E quanto melhor e mais completa é uma página de vendas, melhor será o produto que ela anuncia.
As principais características e uma boa página de venda :
- Tem apenas um objetivo: a conversão;
- Retira todas as possíveis objeções à compra;
- Tem botão de calt (CTA) facilmente visível;
- Tem o preço do produto e garantias em caso de desistência da compra;
- Tem depoimentos de pessoas que já compraram o produto;
- Explica de forma concisa como o produto funciona.
Tenha em mente que nem todas as boas páginas de vendas têm todas estas características. Alguns Produtores optam por usar uma página de vendas apenas com um vídeo e com o CTA escondido (que só aparece depois de determinado tempo de vídeo).
Nesse caso, você deve analisar o vídeo de vendas e ver se ele contém as características acima.
Alguns outros detalhes do produto são muito importantes de analisar, como materiais de promoção e suporte.
Material para a promoção do produto
Um produto que tenha um bom material de promoção vai te poupar um bom trabalho.
Por isso, verifique se o produto tem banners, vídeos e e-mails à disposição dos Afiliados. Esse material vai ser importante nesta fase inicial, até para você ter uma base de como a promoção do produto tem sido feita.
Suporte do produto
Um produto com um bom suporte faz uma grande diferença caso o comprador tenha algum problema na hora da compra (como falta de limite no cartão de crédito, por exemplo). Além disso, produtos com um suporte ao comprador eficiente costumam ter uma taxa de desistência baixa.
Você pode ter uma ideia consultando o produto no reclame aqui e vendo como os problemas foram resolvidos.
Após analisar esses fatores, selecione os cursos online que você tem interesse em promover. Em um arquivo de texto (ou até mesmo em um papel), liste o que mais chamou a sua atenção em cada um deles. Dê uma nota a cada um e escolha os produtos que mais te agradaram.
Ao terminar este passo, você precisa ter uma lista de no mínimo 3 produtos que estão altamente relacionados à sua audiência.
Com os produtos escolhidos, chegou a hora de decidir como você levará as pessoas até a página de vendas: com tráfego pago ou com tráfego orgânico
4. Aposte no tráfego pago
O tráfego pago consiste, basicamente, em pagar para que seus conteúdos sejam impulsionados em sites ou outras plataformas.
Dessa maneira, as suas fotos, textos ou vídeos são vistos por um número maior de pessoas e, consequentemente, aumentam as chances de fazer a sua primeira venda.
É possível criar anúncios no Google e em diversas redes sociais. E, nesse sentido, três ferramentas se destacam: Google Ads, Facebook e Redes de tráfego.
como google ads, facebook e instagram ads são ferramentas de muito valor pra gera tráfego para seu produto, seja leva as pessoas até seu site
Google Ads
O google ads, é a ferramenta que te permite fazer anúncios que serão exibidos na página de resultados de pesquisa do Google.
Ele utiliza palavras-chave para mostrar o seu anúncio apenas para quem pesquisa um termo específico ou semelhante ao termo escolhido por você. Ele funciona através de um leilão de palavras-chave e você paga apenas quando os usuários clicarem em seu anúncio.
Facebook Ads
Os anúncios do facebook ads são feitos através do Facebook Ads e são exibidos de duas formas: anúncio que aparece no feed de notícias (como as postagens de seus amigos) e os anúncios de barra lateral.
Os anúncios no Facebook são compostos por três partes: campanha, conjunto de anúncios e anúncio.
Campanha é o local onde você decide qual o objetivo que você deseja atingir: tráfego, engajamento, instalação de aplicativo, visualização de vídeo e geração de leads. Para fazer a sua primeira venda, o indicado é que você considere levar o tráfego para a página de vendas.
Conjunto de anúncios é a parte em que você escolhe o público do anúncio (localidade, idade, gênero, língua etc.), posicionamento do anúncio (Facebook, Instagram, Network Audience ou pode deixar que o Facebook escolha pelo probabilidade de sucesso através do modo automático), orçamento, programação (qual horário que você deseja que os anúncios apareçam) e lance.
Anúncio é a parte que você escolhe o formato do seu anúncio, você pode escolher entre: imagem única, vídeo único, carrossel, apresentação multimídia e canvas.
Dica: o Facebook disponibiliza uma página em que você pode visualizar todos os tipos de anúncio, inclusive com todas as recomendações de design. Você pode acessá-la clicando aqui.
Vale lembrar também que a escolha do tipo de anúncio está disponível apenas para anúncios partindo de uma página do Facebook. Caso você não tenha uma página ou não queira criar, é possível fazer apenas anúncios na barra lateral.
De maneira parecida com o Adwords, o seu lance pelo anúncio também não é único fator determinante para que o seu anúncio seja veiculado.
O Facebook tem dois fatores, além do lance, que determinam se seu anúncio vai aparecer ou não: 1) qualidade e relevância do anúncio e 2) taxa estimada de ação.
A qualidade e relevância de seu anúncio é analisada através da interação das pessoas com ele. Quando várias pessoas interagem marcando um anúncio como útil, a nota de qualidade e relevância dele sobe, mas se o anúncio recebeu diversos comentários negativos, a nota diminui.
Já a taxa estimada de ação é uma análise que o Facebook faz do seu anúncio, calculando a probabilidade que uma pessoa (dentro do público que você escolheu para o anúncio) tem de realizar a ação para a qual você criou o anúncio.
Se você criou um anúncio para levar o seu público para um site específico, o Facebook vai analisar a probabilidade da ação ocorrer e usar isso para otimizar o processo de anúncios.
Copywriting
Independente de qual canal você escolha para fazer os anúncios, em todos eles você vai conseguir melhores resultados se dominar a habilidade de.copywriting
O primeiro passo é tentar entender o que o seu público passa, dia após dia, sendo bombardeado por diversos anúncios. Para isso, você pode fazer três exercícios simples:
1) Faça dez pesquisas de termos relacionados ao seu produto e veja os anúncios que aparecerão;
2) Curta páginas de temas relacionados ao seu produto e veja os anúncios surgirem em sua timeline;
3) Navegue por sites com o mesmo tema do produto que está divulgando, vá até o final da página e veja os links como “escolhas para você” ou “você também pode gostar de”.
Se você fizer este exercício por meia hora, verá a quantidade de anúncios que o seu público é atingido diariamente. Se o seu objetivo é vender o produto como Afiliado, você terá que fazer alguém que está sendo bombardeado por anúncios, escolha justamente o seu. Você faz isso através de copys e imagens.
Como escrever uma copy que chamará a atenção do seu público
Uma copy é um texto com uma finalidade específica: fazer com que alguém realize uma ação.
Uma boa copy convence o público a clicar na imagem ou link de alguma forma, seja ela aguçando a curiosidade, relatando algo contra intuitivo, quebrando padrão, utilizando de polêmica, exibindo um problema ou criando uma solução.
Exemplo 1: Quer aprender a parar de procrastinar? Siga estes conselhos.
Comentário: Nessa frase, você consegue identificar um problema (a procrastinação), uma vontade (parar de) e uma solução (siga estes conselhos). Mensagem simples, mas que expressa tudo o que precisa: clique aqui e tenha a solução do seu problema.
Exemplo 2: Tem problemas de insônia? Já pensou que pode ser um fator emocional ou travesseiro ruim?
Comentário: Essa copy tem um começo bom (identificando um problema), mas não apontou nenhuma solução clara, apenas levantou uma dúvida sobre o problema de insônia (mesmo que ele seja por fator emocional ou por causa do travesseiro).
5. Não se esqueça do tráfego orgânico
Como você já deve imaginar, o tráfego orgânico é aquele conquistado de maneira totalmente gratuita, sem investimento.
Entre os principais canais e ferramentas que você pode usar para gerar tráfego orgânico estão as redes sociais, plataformas com o YouTube e um blog.
Redes sociais e YouTube
Tudo pronto para fazer a sua primeira venda?
Cada Afiliado tem um perfil que indicará o melhor caminho a se seguir: trabalhar com tráfego pago ou orgânico, criar um canal no YouTube ou investir pesado nas redes sociais.
O importante é você identificar os nichos com os quais mais se identifica, conhecer o seu público-alvo e se informar sobre os produtos que mais te chamaram a atenção.
Mas não pare por aí!
Aproveite para conhecer o desafio da primeira venda, um conjunto de quatro aulas online e totalmente gratuitas em que os maiores especialistas da Hotmart vão te contar os segredos dos anúncios que convertem.
é boas vendas aproveita também é conheça o formula do negocio online
ele é um treinamento completo de marketing digital que te ensina a ser um afiliado profissional
Deixe um comentário